Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fritada

Estava assistindo Kitchen Boss, numa dessas madrugadas de mazela, e me chamou a atenção uma receita de fritada, que Buddy fez. Gravei e depois anotei, para fomes futuras. Eis que, um dia, estávamos eu e o namorado inútil passando fome, as always, e acabei me lembrando daquela fritada. Infelizmente, não estava com meu caderno de receitas, mas achava que me lembrava da essência e, afinal, eu não precisava seguir nenhuma receita à risca para fazer uma fritada, né?

Ingredientes:
- 5 ovos
- ¼ de xícara de leite
- ¼ de cebola grande picada ou ½ pequena
- Presunto fatiado picado
- Queijo parmesão ralado na hora
- Manjericão a gosto (eu usei um raminho de folhas pequenas, que tinha na minha hortinha)
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- Azeite de oliva

Fiz o básico de qualquer fritada: numa vasilha, bati os ovos com o leite. Então, acrescentei um pouco de manjericão picado, o queijo parmesão ralado, um pouco de pimenta do reino e um pouco de sal (não coloquei muito, porque o parmesão já é bem salgado). Numa frigideira, coloquei um fio de azeite para esquentar; em seguida, a cebola e o presunto. Deixei dourar um pouco. Acrescentei a mistura de ovos à frigideira e baixei o fogo, mexendo um pouco apenas na superfície, para uniformizar.

Pode-se fazer uma camada grossa, que vai demorar mais a cozinhar e tem que deixar o fogo bem baixo para não queimar a base, ou fazer várias finas, como eu fiz. A receita original é de uma camada grossa, como uma pizza, levando por um tempo também ao forno, para terminar de assar. Acho bem interessante e teria feito isso, se tivesse uma frigideira que pudesse ir ao forno. Como não tinha, preferi fazer várias fritadas de massa mais fina  mas não tanto quanto um crepe — e não precisar levar ao forno. Consegui tirar foto da segunda mais bonita, porque a primeira já tinha sido devorada pelo namorado faminto, antes que eu pudesse chegar com a câmera. Usei geleia de pimenta para acompanhar e dar um toque docinho.

A mais fotogênica

Olha só! Não coloquei tomate nessa receita. Acho que fiz bem, porque o namorado, que duvidou que fosse sair alguma coisa decente daquela cozinha, disse que estava "bonzinho". Deve ser uma espécie de elogio, não sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário