Pages

quarta-feira, 5 de março de 2014

Omelete de maçã e queijo muçarela



E, nesta quarta-feira de cinzas, perdi a hora de jantar com todo mundo, então tive que sair da inércia e procurar algo para fazer, nos blogs de culinária que eu sigo sempre. Estava procurando algo que não fosse muito trabalhoso e nem muito pesado, visto que meu estômago resolveu ter uma ressaca prolongada do carnaval, então encontrei uma receita muito interessante. A receita era originalmente a Omelete de Queijo Brie e Maçã, uma receita já adaptada pela Maria, mas tive que adaptar também, ligeiramente, porque, como sempre, nunca tem todos os ingredientes em casa.

Dos tantos blogs que eu sigo, a Maria sempre tem as receitas mais inusitadas, exatamente como eu gosto, então vai ser bem comum encontrar adaptações de receitas dela por aqui. Tenho certeza de que a receita original é bem melhor; mas não a experimentei e esta aqui não deixou nada a desejar, ao meu paladar. Só fiquei triste porque fiz meia receita.

Ingredientes:
½ maçã pequena descascada e cortada em cubinhos
- ½ cebola média cortada em meia lua
- 1 colher de chá de açúcar cristal (não tinha refinado em casa)
- 2 castanhas de caju cortadas em pedaços pequenos
Manteiga
- 1 fatia de queijo muçarela
- 1 queijo Polenguinho
- 2 ovos pequenos
- 2 colheres de sopa de água
- Pimenta-do-reino
- Cebolinha picada
- Sal

Numa frigideira, esquentei meia colher de manteiga e refoguei a cebola por uns 10 minutos, com uma pitada de sal. Depois, acrescentei a colher de açúcar, a maçã cortada e os pedaços de castanha e cozinhei por mais 5 minutos, até a maçã amolecer um pouco. Usei castanha de caju porque tinha um pote cheio aqui e eu não queria abrir mão do ingrediente crocante. Reservei num prato, enquanto fazia a omelete.

Numa vasilha, misturei os ovos, as colheres de água, a cebolinha picada, uma pitada de sal e pimenta a gosto. A receita originalmente leva salsa, mas aqui nunca tem. Eu geralmente substituo por coentro, só que também estava faltando. Então improvisei com cebolinha. Bati tudo até a mistura ficar homogênea. Coloquei mais meia colher de manteiga na frigideira e acrescentei a mistura de ovos, em fogo baixo. Mexi um pouco com um garfo, até a base começar a endurecer, e acrescentei o recheio de maçã com cebola caramelizada no centro da omelete. Coloquei por cima do recheio uma fatia de queijo muçarela e uns pedaços de polenguinho, que eu adoro.



Deixei derreter um pouco a muçarela, juntei as bordas da omelete e coloquei num prato.

Bonito? O sabor é bem melhor.

2 comentários:

  1. Eu tenho um sério problema com mistura de doce e salgado, especificamente com uva passa e maçã. Sou tão traumatizada de comer maionese, morder um cubinho amarelo achando que é batata e aquilo ser maçã (odeeeeeeeeeeio =x) ou de pegar um trequinho preto e distraída achar que é azeitona em vez de uva passa, que não gosto de maçã e uva passa em nada que seja salgado. hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de misturar doce com salgado, de modo geral, mas também não gosto de passa nas comidas salgadas. E maçã, não gosto quando ela vai crua, como fazem no salpicão. Mas ela assim, caramelada no açúcar e na cebola, ficou com outra cara. Não tô tentando te convencer, só dizendo que me ganhou =P

      Excluir