Pages

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Molho de tomate

Minhas aventuras culinárias começaram com molho de tomate: quando experimentei um molho caseiro realmente bom e passei a achar enjoado o gosto desses molhos industrializados. Sempre adorei qualquer coisa com molho de tomate, sempre adorei tomate. O namorado, inclusive, costuma reclamar que eu coloco tomate em tudo, até na sopa de legumes. Na verdade, não faço mais isso hoje, de socar tomate em tudo, mas este namorado aqui não sabe ficar quieto sem reclamar, nem colocar defeito em todas as comidas que eu faço. É um arroz que ficou duro, uma sobremesa que ficou muito doce, um pão que não cresceu... Em minha defesa, acho que estou até bem à vontade na cozinha, visto meu desempenho nulo nos últimos anos.

Voltando ao molho: tentei fazer uma vez com tomate com casca, pimentão, alho, cebola... Ficou mais ou menos. Só depois fui pesquisar na internet, pra ver como gente que cozinha de verdade faz molho, e encontrei várias receitas. Então fui me perguntando o que eu gostava nos molhos em geral. Pessoalmente, gosto que não seja muito ácido, nem tenha um sabor muito forte. Com isso, já descartei usar pimentão. Também não gosto daqueles fiapos de casca de tomate que aparecem em alguns molhos, mesmo peneirados.

Sabendo perfeitamente que molho de tomate é o básico dos básicos, vou colocar a ‘receita’ que eu faço aqui só pra dizer que coloquei.

Ingredientes:
- 8 tomates bem vermelhos (eu gosto de tomate pêra, mas já usei aqueles grandões)
- ½ cebola grande ou uma pequena
- 2 dentes de alho
- ½ colher de sopa de manteiga
- Sal e açúcar a gosto

Tomate pêra

Começo colocando todos os tomates numa panela com água fervendo, para amolecer um pouco e tirar a casca. Quando dá uns 5 minutos, tiro os tomates da panela, coloco numa vasilha com água gelada, para conseguir manipular, e tiro a casca com a mão. Então, vou colocando no liquidificador. Não é necessário colocar água. Depois de bater no liquidificador, passo esse suco todo por um coador, para tirar as sementes.

Numa tábua, corto a cebola e o alho em pedaços pequenos e depois refogo tudo numa panela com manteiga. Quando dourarem um pouco, acrescento o suco dos tomates e deixo ferver. Depois que ferver, deixo cozinhando por uns 30 minutos. Tem gente que deixa menos, mas eu prefiro que evapore um pouco da água, pro molho ficar mais espesso, principalmente se os tomates forem daqueles grandões com muito caldo.

Depois que cozinhar um pouco, coloco meia colher de sopa de açúcar, para tirar a acidez do tomate, e acerto o sal, experimentando sempre. Quando terminar de cozinhar, dou os últimos retoques de sal e sirvo.

Molho cozinhando
Esse molho simples fez tanto sucesso aqui em casa que pararam de comprar molho pronto e eu terminei tendo que fazer um potão quase toda semana, pra deixar estocado na geladeira. Fica muito bom com massas em geral (com parmesão ralado por cima, hmmm!), mas o pessoal gostou mesmo quando fiz um nhoque (gnocchi, sei lá) caseiro, num jantar de aniversário que teve aqui em casa. Que vou deixar pra falar em oooutro post, é claro. Porque este já se alongou demais.

Potão de molho
Talharim com o molho

2 comentários:

  1. Adoro molhos! Acho mt válido essa de fazer pra deixar guardado pra outras ocasiões, mas tem q tomar cuidado com o q pode ir no molho pra guardar(não colocar algo muito perecível) e no armazenamento. Fiz um pesto básico e concentrado pra guardar e na hora de fazer uso ele menos concentrado e acrescento outras coisas. ;)
    Mas o segredo do molho, pra mim, sempre é: não deixe mt ralo e em hipótese alguma pirangue. Regular quantidade de molho é crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico com medo de estragar, mas nunca durou uma semana aqui em casa. E eu sempre fervo os potes antes. Vou até fazer um post sobre isso.

      Excluir